Hoje em dia, andar de carro é uma das atividades mais simples e cotidianas das pessoas, sendo estas idosas, jovens ou aparentemente em um idade na qual o uso do carro é maior, que é na fase profissional. Os carros vão de simples ‘’latões de 4 rodas’’ a carros modernizados e cheios de apetrechos como cambio automático, vidro elétrico,etc.
Mas dentre todos esses detalhes, o que os mantém em comum é o combustivel.
Como sendo um dos mais importantes componentes do carro, o combustivel, é aquele que fornece a energia que o carro necessita para poder se locomover e chegar a determinados locais.
Mas do que é feito?...Quais os beneficios que isso traz?...E os maleficios?...O que tona um melhor que o outro?...E por que optar por essse e não por aquele?
De fato, a maneira de se lidar com os combustiveis não é simples. O fato de voce ter de escolher entre os que cabem melhor em seu bolso, os que duram mais, e os que não degradam o meio ambiente, leva voce a varias duvidas.
O objetivo da Furfles feelings INC. é tirar algumas dessas duvidas, dando idéias alternativas para melhoramento da energia veicular (energia proveniente de um determinado combustivel, que fornece ao veiculo capacidade de locomoção, ou outra funções), e jeitos novos e capazes de tanto melhorar o meio em que vivemos, mas também o impacto que continuaremos a exercer nele, se positivo ou negativo.
Para aprofundar um pouco essa ideologia, vamos adquirir um pouco mais de conhecimento sobre o que são esses combustiveis, e consequencias do seu uso.
Dentre os combustiveis, os principais são: gasolina, alcool, diesel, e GNV.
Gasolina - A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °. A gasolina apresenta dois problemas quando queimada nos motores dos carros. O primeiro problema tem a ver com a névoa fotoquímica (smog) e o ozônio de baixa altitude nas grandes cidades. O segundo problema tem a ver com o carbono e os gases do efeito estufa.
Ao queimar gasolina, os carros deveriam fazer isto de forma perfeita e não criar nada além de dióxido de carbono e água no cano de escapamento. Infelizmente, o motor de combustão interna não é perfeito. No processo da queima de gasolina, ele também produz:
-monóxido de carbono, um gás venenoso
-óxidos de nitrogênio, as fontes principais da névoa fotoquímica
-hidrocarbonetos não-queimados, a fonte principal de ozônio urbano
Catalisadores eliminam boa parte desta poluição, mas também não são perfeitos. A poluição do ar vinda dos carros e das usinas termoelétricas é um problema real nas grandes cidades.
O carbono também é um problema. Quando queimado, ele se transforma em uma grande quantidade do gás dióxido de carbono. A gasolina é principalmente carbono em peso, então um litro de gasolina deve liberar 0,7 kg de carbono na atmosfera.
Alcool - O álcool combustível (Etanol) é um biocombustível produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba.
Ele é utilizado desde o início da indústria automotiva, servindo de combustível para motores a explosão do tipo ciclo Otto. Porém, com a utilização de combustíveis fósseis, no começo do século XX, mais barato e abundante, o etanol tornou-se uma opção praticamente ignorada.
O alcool é escolhido como meio alternativo pois libera menos toxinas no ar e é mais barato que a gasolina. Sua utilização é menos nociva e não compromete tanto o meio ambiente.
Diesel - O óleo diesel ou gasóleo (em Portugal) é um derivado da destilação do petróleo bruto usado como combustível nos motores Diesel, constituído basicamente por hidrocarbonetos. O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. O diesel é selecionado de acordo com suas características de ignição e de escoamento, adequadas ao funcionamento dos motores ciclo diesel. É um produto pouco inflamável, medianamente tóxico, pouco volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel que inventou um meio mecânico para explorar a reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar. Apesar de nos veículos motorizados a utilização de gasóleo (Diesel) ser mais poluente para o meio ambiente derivado à sua composição química, este oferece mais segurança na prevenção de incêndios e/ou casos de perigo de fogo, na medida que em casos de acidentes de trabalho e noutras circunstâncias que se poderiam tornar nocivas para o ser humano em geral e para o ambiente envolvente. Isto porque este combustível apenas é inflamável pelo fogo se se encontrar sob altíssimas temperaturas ou altíssimas pressões.
GNV - Gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como alternativa à gasolina e ao álcool.
O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP é possui em sua formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano. O Gás Natural Veicular (metano) é um combustível "limpo" por não apresentar impurezas e resíduos da sua combustão. Outro ponto favorável para a sua utilização é o fato de não ser corrosivo nem produzir depósitos de carbonos nas câmaras de combustão. Além disso, o GNV não contém aditivos.
A mistura ar-combustível é perfeita com qualquer temperatura e a sua combustão é mantida por mais tempo do que os demais combustíveis, o que se transforma em benefícios para a vida útil do motor.
O armazenamento do GNV é realizado em cilindros de aço especial, no qual o gás é comprimido sob uma pressão de 220 bar. A maioria dos carros convertidos para gás natural pode ser chaveada e voltar a utilizar o combustível original.
A questão de segurança é outro diferencial. O GNV é mais leve do que o ar, o que possibilita uma dispersão mais rápida, enquanto que sua temperatura de ignição é de 620ºC, bem acima das atingidas por álcool (300ºC) e gasolina (200ºC).
Como as maiorias das pessoas hoje em dia andam de carro, ônibus, entre outros meios. Estes poluem demais o meio ambiente. Como forma de diminuir isso. Foram feitos diversos biodiesel. Mas há um novo, o biodiesel de Tucumã.
O Tucumã é um fruto da Amazônia, muito utilizado para a culinária local. Seu caroço é muito grande e sua casca é difícil de descascar, acaba sobrando pouco para o consumo. Mas mesmo assim a fruta é muito apreciada na região.
Pesquisas recentes provaram que esse fruto serve somente para alimentação. No caroço do Tucumã é possível fazer combustível e energia.
Como o tucumã é muito utilizado na cozinha local há muito caroço sobrando que pode ser usado para combustível. Ele não prejudicará o meio ambiente, pois é uma fruta. Não terão muitos gastos, porque há muitas plantações da fruta.
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