domingo, 20 de setembro de 2009

Alternativas energéticas industriais

Um dos grandes problemas de hoje, ou o pior deles, é a poluição, principalmente em áreas industriais onde as "chaminés" dominam o horizonte com sua fumaça destruindo o meio ambiente. Essa fumaça dá-se pela queima de certos materiais, incluindo combustíveis fósseis como o carvão mineral . Isso faz com que destrua a camada de ozônio, e como conseqüência, todo o ecossistema do planeta, principalmente o clima. Felizemnte, com o surgimento de alternativas para produzir energia, não há mais necessidade de destruir o meio ambiente.
Há várias alternativas limpas de produzir energia, mas são poucas utilizadas.

A energia eólica, mesmo sendo uma das mais limpas do mundo para ser implantada em uma indústria, não seria nada prático. Necessitaria de uma enorme área para acomodar as turbinas, ficando inviável, e menos energia que os combustíveis fósseis, até para ser um complemento energético ficaria caro e inviável.

Já com a energia solar seria mais viável, pois ela serviria perfeitamente como um complemento energético, colocando as placas nos telhados das indústrias. Já para ser a principal fonte ficaria menos viável, como a energia eólica, pois necessitaria de um amplo terreno para acomodar as centenas de placas solares ficando muito caro e inviável como primeiro plano para as indústrias.