Nas áreas metropolitanas o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo. As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde.
Nossa empresa tem como objetivo diminuir a poluição que é causada pelos automóveis, como o carro, a moto, ônibus e etc.Nosso objetivo é tornar a inspeção veicular algo viável para todos, fora isso teremos que conscientizar as pessoas a fazerem sua inspeção,para que os gases liberados pelos automóveis não causem tantos danos ao meio ambiente, e à nossa própria saúde.
Os efeitos dos poluentes na saúde Em sua tese de doutorado, Gheisa Esteves conta que o primeiro episódio notificado de mortes e de doenças respiratórias devido a aumentos súbitos da concentração de poluentes atmosféricos ocorreu em 1930, entre as cidades belgas de Huy e Liége, região com muitas indústrias. Um das condições desfavoráveis foi a ausência de ventos, o que dificultou a dispersão dos poluentes. Londres viveu um episódio trágico, em 1952, com aproximadamente 4.000 mortes por problemas respiratórios num período de três dias. A grande maioria dos casos foi decorrente da inversão térmica, que dificultou, igualmente, a dispersão da poluição emitida pelas indústrias da cidade. O Laboratório de Poluição Atmosférica, da USP, foi o primeiro criado para estudar os efeitos dos poluentes na saúde humana, na fauna e na flora. Segundo o laboratório, em dias de altos níveis de poluição do ar na cidade de São Paulo, há um aumento de 12% no risco de morte por doenças respiratórias e cardiovasculares. As crianças, os idosos e os portadores de doenças respiratórias crônicas formam a população mais suscetível aos efeitos da poluição. Sabe-se que os níveis atuais estão bem abaixo dos monitorados décadas atrás, mas continuam causando efeitos deletérios na população.
Uma pessoa exposta em demasia ao monóxido de carbono, por exemplo, terá menos oxigênio circulando na corrente sanguínea, pois o gás, ao entrar no organismo, inibe a capacidade das células de transportar O2. E não é só, As concentrações de poluentes atmosféricos encontradas em grandes cidades acarretam afecções agudas e crônicas no trato respiratório, mesmo em concentrações abaixo do padrão de qualidade do ar, que é definido pela Legislação ambiental CONAM 0003/90.Além disso, a maior incidência de patologias como asma e bronquite está associada às variações de concentrações de vários poluentes atmosféricos. Tal e qual, a mortalidade por doenças cardiovasculares também tem sido cada vez mais freqüentemente relacionada à poluição atmosférica urbana. Novamente, o material particulado inalável é o vilão.
A CETESB elaborou uma proposta de controle de gases emitidos pelos veículos. Esta proposta foi baseada nas legislações vigentes na Europa, sendo o primeiros limites de emissão vigorados no dia 01 de janeiro de 2003, (limites EURO I) considerando que o atual estágio tecnológico da i indústria nacional possibilita o atendime- nto desta meta de controle.
Exemplo de emissão de carro
Inspeção